Notícias 2011

ADRA Japão fornece abrigo, comida e internet Wi-Fi para as vítimas em dificuldades em TóquioPDFImprimirE-mail
ASN - PORTUGUÊS
Seg, 14 de Março de 2011 16:56
Silver Spring, Maryland, Estados Unidos...[ANN] Masumi Shimada, presidente da Igreja Adventista no Japão, relata que quatro prédios institucionais no Japão sofreram danos menores. Ele disse que não há relatos de casualidades entre os membros da igreja.


Shimada disse que há 17 igrejas, 10 escolas e cinco outras instituições da igreja nas áreas afetadas pelo terremoto.

Sábado, em Tóquio, a Igreja Adventista Internacional foi organizada como um abrigo para os refugiados, disse Andreas Mazza, um obreiro denominacional da Suíça que estava de visita em Tóquio.

Mazza informou que o funcionário Mitsuo Chris Ishii da ADRA Japão disse que não sabia de quaisquer vítimas adventistas, mas foi-lhe dito que uma escola adventista de ensino médio foi danificada.

Num e-mail para os líderes da igreja no Japão, o Presidente da Igreja Adventista Ted N. C. Wilson disse que ele e outros membros da igreja mundial estavam orando pelas pessoas afetadas pelo desastre.

“Que Deus venha especialmente perto de vocês, povo do Japão, e de nossos queridos membros enquanto eles proveem qualquer assistência possível de uma forma humanitária e tragam encorajamento espiritual durante este trágico desastre natural", disse Wilson.

Há cerca de 15.000 adventistas no Japão adorando em 115 igrejas. [Equipe ANN]

Adventistas se mobilizam para ajudar as vítimas da tragédia no JapãoPDFImprimirE-mail
ASN - PORTUGUÊS
Seg, 14 de Março de 2011 16:22
Desalojados preparam comida em abrigo temporário para moradores que foram tirados da área de risco em torno dos reatores nucleares de Koriyama, província de Fukushima (Shiho Fukada / International Herald Tribune)São José dos Campos, SP... [ASN] Com a pretensão de ajudar e servir a Igreja Adventista do Sétimo Dia no Estado de São Paulo está unindo forças para apoiar as vítimas da tragédia no Japão. O pastor Ronaldo de Oliveira, presidente da Igreja Adventista na região do Vale do Paraíba, São Paulo, relata que através de redes sociais muitas mensagens despertaram pessoas para ajudar o Japão neste momento difícil da história. “Pelo Twitter criamos a campanha #SOSJapao. O objetivo é atender as necessidades deste momento, que são entre outras, a falta de água e de alimentos não perecíveis. E para ajudar aos brasileiros que vivem ali, tanto psicológica como espiritualmente, serão enviados milhares de exemplares do livro Ainda existe Esperança”, explica.



A rede de Escolas Adventistas em São Paulo vai envolver os alunos. “Os alunos vão escrever cartas animadoras em japonês para as crianças e suas famílias. Além de participar de campanhas de arrecadação de água, alimentos não perecíveis e roupas. Jovens e adultos adventistas e de todos os credos são convidados a participar”, afirma o pastor Ronaldo de Oliveira. As doações serão transportadas para o Japão em containers de avião e navios. [Equipe ASN, Mani Maria]


Mais informações:

Email: sosjapao@adventistas.org.br
Depósito Bancário: Bradesco Ag. 3373 | C/C 2670-0
Instituiçao Paulista Adventista de Educaçao e Assistência Social
CNPJ 43.586.122/0023-20

Empresa pode usar ácido bórico para controlar incêndio em usina no Japão
Material nuclear pode ter derretido parcialmente em dois outros reatores.
País enfrenta crise nuclear após devastador terremoto seguido de tsunami.


Do G1, com agências internacionais
A Tokyo Electric Power CO (TEPCO), empresa que opera a usina nuclear de Fukushima Daiichi, afirmou na manhã desta quarta-feira (15), pelo horário local, que estava considerando usar um helicóptero para dispersar ácido bórico, um retardador de fogo, sobre o edifício que abriga o reator número 4, que estava em chamas.
O governo chegou a anunciar que o fogo tinha sido controlado, mas as chamas voltaram.
Na véspera, uma explosão de hidrogênio provocou um incêndio no mesmo reator, danificando o teto do prédio que o abriga. O Exército dos EUA, que colabora com as autoridades japonesas, controlou as chamas.
saiba mais
Além disso, as barras de combustível nuclear dos reatores 1 e 2 da usina foram parcialmente danificadas, a TEPCO.
Uma nuvem de fumaça podia ser vista sobre a central nuclear no fim da manhã de quarta. Ainda não se sabe qual é a origem.
O dano no reator 1 foi de 70%, e no 2, de 33%. O núcleo dos reatores parece ter derretido parcialmente após a perda das funções de resfriamento, ocorridas na sexta após o terremoto de magnitude 9 seguido de tsunami que atingiu a costa.
O derretimento aumentaria o risco de danos aos reatores e de um possível vazamento nuclear, dizem especialistas.
A instalação nuclear, na província japonesa de Fukushima, foi bastante afetada pelo terremoto de magnitude 9 seguido de tsunami que devastou regiões costeiras japonesas no dia 11.
O tremor e o maremoto danificaram as funções de refrigeração da usina, forçando a TEPCO a usar água do mar para baixar a temperatura dos reatores e liberar o ar radioativo para a atmosfera a fim de reduzir a pressão causada pelo calor.
O reator 4 estava em manutenção no momento do terremoto. Os reatores 1, 2 e 3 também foram afetados. No total, a usina tem seis reatores.
mapa terremoto cidades afetadas (Foto: Arte G1)
A usina fica a 240 km da capital do Japão, Tóquio, onde há temor de contaminaçãoradioativa e os níveis de radiação ficaram dez vezes acima do normal nesta terça.
O nível da radiação também subiu em outras cidades.
Mas a previsão da meteorologia era de que, nesta quarta, os ventos soprassem para o mar, o que pouparia a capital de uma contaminação pior.
Em meio à tensão causada pela crise nuclear, o país continua os trabalhos de resgate de sobreviventes e de corpos nas regiões costeiras devastadas.
O número de mortos oficial passa de 3.300, mas as autoridades estimam que ele possa passar de 10 mil.
O país também enfrenta cortes programados de energia, por conta do desligamento de usinas nucleares.
O objetivo, segundo o governo, é impedir blecautes maiores.
Também há problemas de desabastecimento de provisões, combustível  e nos transportes públicos.
VALE ESTE MAGNITUDE REVISADO - Entenda o terremoto no Japão (Foto: Arte/G1)VALE ESTE MAGNITUDE REVISADO - Entenda o terremoto no Japão (Foto: Arte/G1)
tópicos:
·         Japão